terça-feira, 30 de março de 2010

OBSESSÃO COMO PATOLOGIA ESPIRITUAL:

As obsessões de origem espiritual pressupõe uma causa externa à psique do indivíduo, como uma outra mente desencarnada ou até mesmo, encarnada, no controle da consciência volitiva do mesmo.

A sintomatologia da obsessão espiritual também é muito ampla e variável, podendo obsediados apresentarem sintomas diferentes entre si, e até antagônicos, como um paciente achar-se invunerável e poderoso e o outro perceber-se indefeso e limitado. Mas muitos dos sintomas, se não, quase todos dos citados nos casos do TOC - TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO, estão presentes nas patologias de origem espiritual.

A atuação dos sintomas dependem do tipo de obsessão: simples, complexa, mista, vampirismo, simbiose, um obsessor, uma legião de obsessores, há quanto tempo ocorre, a periculosidade e intenção do agente obsessor, a causa da perseguição, o grau de moralidade do obsediado.

ALGUNS EXEMPLOS DE SINTOMAS DA OBSESSÃO ESPIRITUAL:

-Olhar desafiador, vazio ou esquivo, sem normalidade e espontaneidade
-Ansiedade exagerada constante e sem motivo aparente
- Falta de interesse pelos assuntos que antes eram atraentes
-Apatia e sonolência
-Depressão
- Ideias suicidas ou homicidas
-Pânico
-Choro e tristeza contínuos
-Agitação, palpitação, angústia
-Sintomas de doenças que não se diagnostica a causa
-Implicância repentina com um determinado membro da família ou amigo
-Tiques e cacoetes nervosos exagerados
-Conversa sem nexo
-Agressividade gratuita
-Falta de cuidados higienicos
- Uso repentino e ou exagerado de álcool, drogas ou tabaco
-Certeza de que ninguém gosta da pessoa
-Ideias de conspirações
-Limpeza exagerada
-Orgulho e megalomania
-Expor-se a constrangimentos
-Excentricidades
-Diferença no comportamento sexual
-Interesses por atividades e assuntos mórbidos
-Uso exagerado de palavrões
-Raiva e interpretações muito negativas sobre circunstâncias e pessoas
-Desligamento de Deus ou ligação a seitas e conceitos exóticos sobre a Divindade
-Pressentimentos recorrentes sobre desgraças e morte
-Pesadelos constantes
-Alteração do sono: para mais ou para menos
-Mente inquieta que mantém um diálogo interno constante
-Sentir-se exaurido e sem forças, sem razão aparente
-Alergias dermatológicas e respiratórias
-Falta de apetite e de cuidados com a saúde
-Necessidades compulsivas de bebidas, fumo, sexo, compras, comidas
-Não conseguir ficar em casa, sentir-se mal onde e com quem vive e trabalha
-Revolta intensa contra Deus, a vida, a família, o mundo
Os sintomas citados acima, não são indicadores exclusivos das patologias espirituais, tanto que estão presentes em inúmeras psicopatologias.

Os casos de obsessão espiritual simples, transitórias ou de contaminação ( onde o indivíduo muda repentinamente seu comportamento, de modo que as pessoas que com ele convivem, percebam essa alteração, devem ser tratados imediatamente, com a verificação e a exclusão de uso de narcóticos etc. Excluído definitivamente o uso de substâncias que alterem a consciência, deve-se partir para os casos psicopatológicos, como a verificação psiquiátrica ou psicoterápica. Mesmo com o possível diagnóstico de uma patologia, deve-se ter em mente a possibilidade de uma influência espiritual. Nos casos onde percebe-se ou intuí-se claramente a influência espiritual, o aconselhável é procurar um centro da Doutrina Espírita ou um Terreiro de Umbanda, onde realizam-se sessões mediúnicas de Transporte e Desobsessões, com o encaminhamento dos espíritos perseguidores.

O tema das obsessões espirituais requer uma série de estudos teóricos e vivência mediúnica prática para sua melhor compreensão.

As obsessões de foro complexo, podem existir a várias encarnações, e naturalmente não serão resolvidas, como se fosse retirado um "Encosto" num Terreiro de Umbanda. Pois na grande maioria dos casos o agente perseguidor, crê-se no direito de perseguir e prejudicar aquele que um dia, em uma outra existência, já causou-lhe muito sofrimento. A Doutrina Espírita, que objetiva o tratamento de obsessor e obsediado, afirma que somente através da chamada "REFORMA ÍNTIMA" ( a mudança de valores, pensamentos, conceitos e sentimentos)obtida com a ajuda de médiuns de comando na Apometria ou doutrina Kardecista, podem proteger o obsediado de seu algoz, pois as sintonias de baixa vibração que o obsediado emite e que estão acopladas em sua aura, atraem e facilitam o agente obsessor.
Quando a "vítima" passa à frequentar um Centro Kardecista, ouvindo palestras e evangelização,fazendo uso do evangelho ou ainda dos tratamentos de Apometria, seu perseguidor, ainda que a princípio, não vá a esse local, começa a sentir dificuldade em dominar sua vítima. E nos casos em que o espírito obsessor, também frequenta esse Centro, ou sessões de tratamento Apometrico, inicia-se nele, um processo de resgate, de certo e errado de bem e mal de culpa e perdão. E pouco à pouco ambos, vítima e algoz, iniciam um caminho de evolução para Deus. Sabemos que em alguns casos, a simples frequência regular, o recebimento de passes energéticos somados ao tratamento de apometria e a ingestão de água fluidificada, fortalece o obsediado e por ressonância, trata seu perseguidor invisível. Esse tratamento espiritual, embora com abordagem diferente, pode ser realizado sem medo, por qualquer seguidor ou adepto de uma outra religião que não o espiritismo , desde que verdadeiramente elas vibrem no amor de Deus e que realizem a caridade. A participação da família e fundamental para a cura do obsediado, entretanto, como o mesmo pode ser usuário de drogas, alcoolista, jogador compulsivo, ter crises de violência, entre outros, é muito penoso e a tendência é a de que familiares e amigos afastem-se do paciente obsediado., o que é de se lamentar, pois a família é a ponte entre a vitimas e os centros de tratamento.

Entendemos que pela Lei de Semelhanças, não é raro que um paciente dignosticado positivamente para qualquer psicopatologia, tenha como causa ou como agravante, a influência de espíritos obsessores. Daí a necessidade de um tratamento que englobe a mente e a alma. Diante das dificuldades que se fazem presentes, como dinheiro, disponibilidade e equilíbrio emocional, envolvendo todos, uma sustentação não pode e não deve faltar, a FÉ. Através de orações confiantes e constantes, estabelecemos uma ponte tão real, quanto qualquer construção material, com Deus e os espíritos trabalhadores de sua obra. E através desse canal de comunicação com o Divino, recebemos fortaleza, calma, perseverança, intuições de como e quando agir e com absoluta certeza conseguimos ajudar aos que nos cercam de modo mais prático e efetivo, sem mergulhamos também no desespero.
Nós Umbandistas, somos reencarnacionistas e sabemos que cada um passa pelo processo que necessita à sua evolução e resgata o que tem à resgatar. Inúmeras vezes não conseguiremos livrar um ente querido de sua difícil história pessoal e multi existencial, mas sempre poderemos ajudar com amor, fé e misericórdia, sem julgar!

Para um estudo do tema:

- O Livro dos Espíritos de Allan Kardec

- Painéis da obsessão de Divaldo Pereira Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário