segunda-feira, 24 de maio de 2010

ARCANOS MAIORES - O DIABO


O DIABO


A décima quinta carta do Tarot é quase sempre representada pela figura de um demónio tal como ele é descrito nos registos bíblicos, simbolizando as tentações da carne. Por vezes é metade homem, metade serpente, controlando criaturas femininas e masculinas, amarrando os seres humanos com as suas cordas bem fortes.


Simboliza: Espírito maléfico, influências negativas, falta de controle, ciúme, drogas, álcool, paixão cega, vícios, sexualidade, mentira, calamidade, auto-destruição. Esse espírito negativo não pode ser reconhecido através das cartas. Este é o Arcano destrutivo e diabólico.

Palavras-chave: Confrontos e crises.

Para um adolescente: Tendência para o consumo de drogas ou álcool, más companhias, mentiras frequentes.

Para um adulto: Tendência para fraudes, desvios financeiros, ambição excessiva, mentiras, envolvimentos negativos, doença.

Para uma pessoa idosa: Doença grave, aborrecimentos, separação da família.

Carta invertida: Prudência, reflexão, sabor amargo da derrota, mas com ilações positivas.

O Diabo – “Chegou o momento de enfrentar o Diabo” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: A não aceitação dos aspectos negativos do Ego como a arrogância, a inveja, a ganância, faz com que acabemos escravos deles. Ser escravizado por sua própria sombra por medo de enfrentá-la. Pode tornar-se uma pessoa malévola para si mesmo, descuidando de si por sentir-se culpado e gerar doenças e tragédias. Abertura de mediunidade não trabalhada, que leva a problemas espirituais. Falta de proteção. Promiscuidade e mau uso da sexualidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário