quinta-feira, 24 de junho de 2010

ENTENDENDO OS CHAKRAS / PARTE I



CHAKRAS SUPERIORES

Ligados ao mundo espiritual, são os responsaveis pelas funções do intelecto e pensamentos.
São eles: Coronario, Frontal e Laringeo




Chakra Coronário / Chakra Coroa / Sahashara " Lotus de mil petálas"

Nome em sânscrito: SAHASRA ("O Lótus das mil pétalas")O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa, o “Eu Maior”. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor de lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.
Mantra: Aum.

Localização: No topo da cabeça, bem no centro.
Possui: 1000 pétalas e vibração na linha de OXALÁ.Cor: Violeta e Branco.

Elemento: Todos os elementos.

Funções: Revitaliza o cérebro.

Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito.

Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração
 


Situado no alto da cabeça, na direção da glândula pineal. Não tem correspondente em nenhum Plexo nervoso, no corpo físico. É o grande receptor e distribuidor das energias espirituais. Através do Coronário as energias espirituais atingem todos os Centros, e, por outro lado, as energias emanadas dos outros Centros o atingem diretamente. Ele é, então, captador e doador.

No livro “Entre a Terra e o Céu“, diz André Luiz: “(…) por expressão máxima do veículo que nos serve presentemente, o Centro Coronário, que na Terra, é considerado pelo filosofia hindu como sendo o lótus de mil pétalas, pode ser o mais significativo em razão do seu alto potencial de radiações, de vez que nele assenta a ligação com a mente, fulgurante sede da consciência. Este Centro recebe em primeiro lugar os estímulos do espírito, comandando os demais, vibrando todavia com ele em justo regime de interdependência. Dele emanam as energias de sustentação do sistema nervoso sendo o responsável pela alimentação das células do pensamento e o provedor de todos os recursos eletromagnéticos indispensáveis à estabilidade orgânica. É, por isso, o grande assimilador das energias solares e dos raios da Espiritualidade Superior capazes de favorecer a sublimação da alma.”

Relaciona-se materialmente com a epífise ou glândula pineal. Está instalado na região central do cérebro. A auréola dos santos, retratada por muitos artistas, representa a irradiação luminosa do centro coronário.





Chakra Frontal / AJÑA ("O Centro de comando")

Nome em sânscrito: AJÑA ("O Centro de comando")
Mantra: Om.
Localização: Na testa, entre as sobrancelhas.
Possui: 2 pétalas e vibração na linha das Aguas
Cor: Azul índigo.
Elemento: Todos.
Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão.
Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria.
Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Falta de concentração, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão.

O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.

É responsável pela vidência e audiência. E é, ainda, responsável pela integração, síntese, clareza de raciocínio e pela percepção intelectual.

No corpo físico é formado por 3 pares de gânglios intra-cranianos, no trajeto dos trigêmeos. Ele tem grande atividade na recepção mediúnica quando impressionado pelo Centro de Força Frontal. É também chamado de Plexo Craniano. Tem ligação direta com a hipófise, sensibilizando toda a região otorrino-oftalmológica, despertando odores e estimulando outras glândulas endócrinas que aumentam a produção hormonal.

A principal função deste Centro é desenvolver no homem a intelectualidade e a evolução espiritual. Tem grande influência sobre os demais. Relaciona-se materialmente com os lobos frontais do cérebro. Trabalha em movimentos sincrônicos e de sintonia com o Centro Coronário, do qual recolhe os estímulos mentais, transmitindo impulsos e anseios, ordens e sugestões aos órgãos e tecidos, células e implementos do corpo por que se expressa.

É responsável pelo funcionamento dos Centros de Inteligência. Comanda os 05 (cinco) sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.




Chakra Laringeo / VISHUDDA ("O purificador")

Nome em sânscrito: VISHUDDA ("O purificador")
Mantra: Ham.
Localização: Na garganta.
Possui: 16 pétalas e vibração na linha de Cosme & Damião, além da Linha do Oriente (Ciganos etc...)
Cor: Azul claro.
Elemento: Éter.
Funções: Som, vibração, comunicação.
Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz.
Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação.

O quinto chacra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

Este centro regula as funções da psicofonia e todas as atividades ligadas ao uso da palavra, principalmente na área mediúnica, devendo ser bem reativado nos médiuns de psicofonia.

No corpo físico possui dois gânglios que suprem a laringe e a base da língua, ativa os músculos da laringe, e é constritor da faringe e das cordas vocais. A influência do Plexo correspondente, que podemos chamar Cervical, também, provoca fenômeno bastante comum no médium, que sente peso na área e ouve, antes de falar, as palavras que vai pronunciar. Domina totalmente o aparelho fonador, desde os músculos involuntários dos pulmões, para a expulsão controlada do ar a ser utilizado na fala. Controla os órgãos da respiração, da fala e das atividades do timo, da tiróide e paratireóides.

É um Centro de Força muito desenvolvido nos grandes cantores e oradores. ele apura não só a emissão da voz, que se torna agradável e musical, como ainda das palavras. Neste Centro de Força se liga por fio fluídico os espíritos que dão mensagens psicofônicas, na chamada incorporação ou psicofonia, quando o médium reproduz até mesmo, por vezes, a voz do espírito, seu sotaque e, em alguns casos, a língua original do comunicante, desconhecida pelo médium, no fenômeno denominado xenoglossia.

A vibração deste Centro de Força, captando ondas mais elevadas, presta-se a ligar-se aos mentores guias, que o utilizam com freqüência, na psicofonia. Controla, também, o chamado “passe de sopro”, fornecendo energia ao ar expelido pelos pulmões do médium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário