segunda-feira, 24 de maio de 2010

ARCANOS MAIORES - A JUSTIÇA


A JUSTIÇA

A décima primeira carta do Tarot é o símbolo da justiça e tem a figura de uma mulher que segura uma balança. Mas ela não age contra nem a favor de ninguém. Limita-se a ser imparcial.

Simboliza: Lei, consequências de acções, clarividência, tudo o que se relacione com legalidade ou castigo, reflexos do passado, acertos, estabilidade, sentenças, veredictos, decisões alheias aos sentimentos, ditadas pela razão.

Palavras-chave: Argumentos e diplomacia.

Para um adolescente: Regras, normas, autoridade.

Para um adulto: Acertos, pagamentos, acordos, sentenças, assuntos a resolver em tribunal.

Para uma pessoa idosa: Veredicto, balanço, acerto de contas, estabilidade, rotina.

Carta invertida: Desequilíbrio financeiro, sentenças negativas.


A Justiça – “O equilíbrio é a base da Grande Obra” (Aforismo alquímico apud Nichols, 1980)

No processo terapêutico: Estado de regressão infantil, pois tenta passar o tempo todo uma idéia de pessoa perfeita, somente para agradar aos outros. Pessoa que usa a raiva contra os outros e comete crimes. Auto-culpa acentuada. Falta de equilíbrio mental. Mudanças repentinas de humor. Falta de responsabilidade no sentido de não entender que o Universo nos manda o que precisamos. Sentimento de injustiça ou de ser o seu próprio juiz, julgando a si e aos outros com destreza, denotando seu ego rígido. Pode significar o momento em que a pessoa percebe que não pode mais ficar nesta posição agradadora o tempo todo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário