
9 - AS FLORES - DAMA DE ESPADAS
SIMBOLOGIA - As flores simbolizam a felicidade, alegria e beleza, a fraternidade e a união das pessoas. Também indica a realização de todas as possibilidades e sonhos.
MENSAGEM - Esta carta representa a felicidade em todos os aspectos da vida. É um arcano ligado à alegria, realização em todos os setores da vida.
A chuva causa basicamente dois efeitos: o primeiro, que é o de molhar e amolecer aquilo que está seco e petrificado, e o segundo, que é o de carregar o material amolecido e desprendido, decantando-o no solo. Essas são também as características da energia emanada pela orixá Nanã, relacionada à esta carta. Assim, através da atuação dessa energia, ela prepara os seres para a renovação, removendo negativismos, desequilíbrios, mágoas e conceitos ultrapassados, desfaz os excessos e decanta os vícios, deixando-os prontos para a evolução.
Nanã é tida também como a orixá que aliou-se a Oxalá na criação do mundo, e por isso é mãe de todos os seres. Apesar dessa característica da fecundidade, enquanto prepara os seres para a renovação devido à sua energia decantadora, pode ser associada também à senilidade, perda de memória ou à menopausa, enquanto esgota essas energias. No que diz respeito à maternidade, temos Oxum estimulando a sexualidade feminina; Iemanjá, a maternidade propriamente dita; e Nanã, desfazendo através da menopausa, terminando o ciclo da maternidade.
No que diz respeito ao elemento água podemos considerar ainda a questão emocional, que devido à decantação tem relação especial com os sentimentos mais profundos.
Interpretação: preparação para a renovação, algo muito profundo, sentimentos profundos ou verdadeiros, fertilidade e alegria (depois da chuva). Quando relacionada com a saúde, senilidade, perda de memória ou menopausa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário