segunda-feira, 24 de maio de 2010

ARCANOS MAIORES - IMPERADOR


O IMPERADOR

A quarta carta do Tarot representa um homem maduro. Este homem encontra-se sentado num trono e segura um ceptro na mão direita.


Simboliza: Autoridade, poder, realeza, decisão, comando, chefia, um homem poderoso, um patrão.

Palavras-chave: Autoconfiança e motivação.

Para um adolescente: O pai, a autoridade, o professor.

Para um adulto: Um superior, uma influência masculina, um homem socialmente poderoso.

Para uma pessoa idosa: Um médico, um juiz, um advogado.

Carta invertida: Prepotência, falta de compreensão, exigências.



O Imperador – “Aqui começa o mundo patriarcal da palavra criativa, que inicia o domínio masculino do espírito sobre a natureza.” (Nichols, 1980).

No processo terapêutico: Pessoa que dedicada demais a tudo o que é prático e racional, justamente por saber que isso lhe falta de maneira natural. Pessoa controladora (de si e dos outros) ou, se for para o outro lado, revoltada com todas as figura de poder. Falta de senso prático. Excesso de ilusões e fantasias. Falta de concretude. Problemas com figuras de poder, como chefes. Racionalizar demais como mecanismo de defesa. Falta do princípio da ação, pessoa acomodada. Falta contato com a realidade, vive no mundo mental, das idéias sem concretizar nada. Problemas em se destacarem do todo e em encontrar soluções na vida profissional. Saber que é o senhor de si, seu próprio imperador, e necessita incorporar o arquétipo para ser mais si mesmo.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário